Fique a par das últimas notícias da Associação Portuguesa de Ciências Forenses.

Congresso ICCA 2024

Maria João Vidal Alves marcou presença no Congresso Internacional da Criança e do Adolescente que se realizou em janeiro de 2024. A coordenadora da secção SPECAN participou no evento com um workshop e duas comunicações orais sobre abusos sexuais.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Violência doméstica em Portugal

Madalena Sofia Oliveira, em novembro de 2023, sobre o papel da Unidas na luta contra a violência doméstica, um projeto da Comunidade Intermunicipal do Douro, Tâmega e Sousa que já ajudou mais de 1500 vítimas de violência doméstica.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Prémio Direitos Humanos 2023

Ricardo Dinis Oliveira, Presidente da APCF, é um dos candidatos ao prémio Direitos Humanos 2023. Em conjunto com Carlos Durão, o trabalho de investigação desenvolvido por ambos é descrito como o primeiro em Portugal a identificar, publicar e denunciar o uso de nitrato de sódio para o suicídio. 

Estudo sobre violência no desporto

Em setembro de 2023, Madalena Sofia Oliveira, membro da direção da APCF, foi entrevistada pela TVI sobre violência no desporto. A entrevista completa encontra-se no site da TVI, a partir dos 41m42s.

Nenhuma descrição de foto disponível.

XV Congresso Internacional de Linguística Geral

A 16 de junho 2023, Rui Sousa Silva, membro dos órgãos sociais da APCF, participou no XV Congresso Internacional de Linguística Geral (Madrid, Espanha) com uma sessão plenária sobre o papel da Linguística Forense no cibercrime e plágio

Pode ser uma imagem de 5 pessoas, sala de imprensa e texto que diz "Barragem do Arade, Silves Esta manhã CASO MADDIE POLÍCIA USA GEORRADAR PARA BUSCAS ABAIXO DO SOLO Inês Caldas Especialista em Antropologia Forense TRA A CÓLERA ATÉ 2025 BILIÃO DE PESSOAS EM RISCO DIRETO CNN PORTUGAL UGAL 19:47 BIDE CNN FIM DE TARDE"

Entrevista à CNN

No âmbito do caso do desaparecimento de Maddie McCann, Inês Morais Caldas e Ricardo Dinis Oliveira, especialistas forenses e membros da direção da APCF, foram entrevistados pela CNN, em maio de 2023. A entrevista completa encontra-se no site da TVI, a partir dos 14m13s e 1h36m32s.

Ciências Forenses na Guiné-Bissau

A 12 de março de 2022, a Associação Portuguesa de Ciências Forenses esteve presente na celebração do 39º aniversário da Polícia Judiciária da Guiné-Bissau, fortalecendo os protocolos estabelecidos entre as duas entidades.

Nota de pesar

A Associação Portuguesa de Ciências Forenses expressa as condolências a toda a família e amigos por esta perda. O Sr. Professor José Eduardo Pinto da Costa (1934-2021) formou gerações de médicos e de outros profissionais. A evolução das Ciências Forenses em Portugal, em particular a Medicina Legal, muito devem aos seus ensinamentos e à sua brilhante forma de exposição. MUITO OBRIGADO.

Forensic Sciences

Em dezembro de 2020, a Associação Portuguesa de Ciências Forenses afiliou-se à revista científica Forensic Sciences.

pt_PT