Linguística Forense

O que é a Linguística Forense?
A Linguística Forense é a área da Linguística Aplicada que consiste na aplicação de métodos e conceitos científicos da Linguística em contextos forenses. A Linguística Forense constitui um campo interdisciplinar, na confluência da Linguística com o Direito, mas igualmente com outras áreas, como a Psicologia, a Sociologia, a Antropologia e a Comunicação, utilizado no auxílio à investigação policial, mas também como prova pericial. Uma das suas áreas fundamentais nas Ciências Forenses é a análise de autoria de documentos suspeitos, não só os manuscritos, mas sobretudo os incluídos em comunicações eletrónicas.

Nota Biográfica do Presidente
Rui Sousa-Silva
Rui Sousa-Silva licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas em 1997 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo concluído o Mestrado em Terminologia e Tradução em 2007, na mesma instituição. Doutorou-se em Linguística Forense em 2013, na Universidade de Aston, em Birmingham, no Reino Unido, tendo colaborado com o seu CFL – Centre for Forensic Linguistics, e onde concluiu com distinção a tese “Detecting Plagiarism in the Forensic Linguistics Turn”. Desde então desenvolve a sua investigação científica e académica como Membro do CLUP – Centro de Linguística da Universidade do Porto, cuja Comissão Diretiva integra desde janeiro de 2015. Tem lecionado, nos últimos anos, várias Unidades Curriculares na área da Linguística e dos Métodos de Investigação em Ciências Sociais e Humanas, em Portugal e no Estrangeiro. Em 2013 e 2015 foi docente do Mestrado em Linguística Forense da Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona. É, atualmente, regente convidado da Unidade Curricular de Escrita Manual e Linguística Forense do 1º Ciclo de Ciências Laboratoriais Forenses do Instituto Superior de Ciências da Saúde Norte e, desde maio de 2015, é investigador de Pós-doutoramento do CLUP, onde desenvolve o seu projeto de investigação na área do Cibercrime, com o financiamento da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia. Tem orientado várias dissertações de licenciatura e participado em júris académicos, e coorienta atualmente várias teses de doutoramento. É autor de dezenas de artigos e capítulos publicados em livros e revistas nacionais e internacionais, sobretudo nas áreas da Linguística Forense e da Linguística Forense Computacional. Tem organizado congressos internacionais e integrado diversas Comissões Científicas de eventos e publicações nacionais e internacionais. É membro da IAFL – International Association of Forensic Linguists e coeditor, com um dos maiores impulsionadores mundiais da Linguística Forense, o Professor Malcolm Coulthard, da revista científica internacional bilingue “Language and Law / Linguagem e Direito”. LANGUAGE & LAW / LINGUAGEM E DIREITO // linguisticaforense.pt

Revista Linguística Forense

Um pensamento em “Linguística Forense

  1. Muito interessante. Sou aluno de Licenciatura em Humanidades e tenho diversas cadeiras da área da Linguística. Gostaria de saber se há formações previstas nesta área?
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.