Clínica Forense


O que é a Clínica Forense?
É uma área da Medicina Legal que tem como principal objetivo a avaliação de danos na integridade físico-psíquica de uma pessoa, através da realização de uma perícia, na perspetiva médico-biológica, que permitirá definir em termos técnico-científicos e num determinado quadro jurídico, os danos temporários e permanentes suscetíveis de serem objeto de sanção penal e/ou indemnização, ou de benefícios fiscais ou sociais, entre outros.
As perícias podem ser realizadas em diferentes âmbitos do Direito, sendo-o, maioritariamente, em sede de Direito Penal, do Trabalho e Civil, mas podendo ter lugar noutros âmbitos como, por exemplo, do Direito Administrativo ou de Família e Menores.

Nota Biográfica da Coordenadora
Teresa MagalhãesTeresa Magalhães é médica, doutorada em Medicina Social com agregação em Sociologia Médica – Faculdade de Medicina do Porto (FMUP). Especialista em Medicina Legal. Competências em Gestão de Unidades de Saúde, em Avaliação do Dano Corporal e em Peritagem na Segurança Social, pela Ordem dos Médicos – OM. Chefe de Serviço do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF). Professora catedrática e diretora do Departamento de Medicina Legal e Ciências Forenses da FMUP. Docente da Escola de Criminologia da UP e da Escola de Direito da Universidade Católica Portuguesa. Diretora dos Cursos UP: Especialização em Avaliação do Dano Pessoal Pós-Traumático; Especialização em Ciências Forensesde Mestrado e Doutoramento em Ciências Forenses. Delegada no European Council of Legal Medicine. Presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Criança Abusada e Negligenciada. Vogal do Conselho Nacional de Ética e Deontologia Médicas da OM. Ex-diretora da Delegação Norte do INMLCF (2001-2014). Ex-vogal e presidente do Conselho Diretivo do Colégio da Especialidade de Medicina Legal da OM (1999-2015). Ex-presidente da Associação Portuguesa de Avaliação do Dano Corporal  (2007-2011).

         

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *