1º Ciclo de Estudos em Ciências Laboratoriais Forenses – IUCS

IUCS

Sobre o programa/ciclo de estudos

A Licenciatura em Ciências Laboratoriais Forenses do IUCS oferece uma formação de 1º ciclo de Estudos especialmente centrada nas Ciências Forenses e Criminais, através de domínios Químicos, Médicos, Bioquímicos, Biológicos, Matemáticos e Biomédicos.

A formação conferida possibilitará aos estudantes conhecimentos e capacidades em várias áreas científicas de intervenção nas Ciências Forenses, adequadas para a investigação na cena do crime, produção e preservação da prova e apresentação da mesma em tribunal.

O plano curricular conjuga a capacidade do IUCS na sua formação em Ciências da Vida e Saúde, com a igual experiência na área forense, de uma equipa de peritos que nela trabalham. Destaca-se a colaboração de profissionais do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, Polícia Judiciária e de vários outros laboratórios portugueses e estrangeiros, com várias aulas a decorrerem em cenário real. Este relacionamento é considerado chave quer na formação da área específica, quer no ensino e dinamização extracurricular do ciclos de estudos.

A existência de licenciados em Ciências Laboratoriais Forenses, como resultado de novos 1º Ciclos de Estudos nesta área de conhecimento, permitirá constituir um grupo de profissionais com objetivos claros de atuação e intervenção forense, com amplas e sólidas capacidades e competências que só poderão fortalecer, dinamizar e fazer evoluir a investigação forense e criminal.

São objetivos gerais, formar licenciados capazes de resolver problemas inerentes às perícias forenses e criminais, segundo procedimentos validamente reconhecidos e respeitando os princípios científicos, sociais e éticos, de acordo com o estabelecido pelo sistema judicial. Tem igualmente o objetivo de responder às crescentes necessidades do mercado desta área de conhecimento uma vez que não existem profissionais em número adequado com este grau académico de base a exercer funções em Portugal. O avanço galopante, muito alicerçado no progresso tecnológico e científico justifica esta formação académica universitária, iniciada desde a licenciatura.

Ciclo de estudos acreditado pela A3ES (NCE) por 6 anos (contados a partir de 05-06-2014, conforme decisão do Conselho de Administração da A3ES, de 20-06-2017) e registado pela DGES (R/A-Cr 82/2014). ACREDITAÇÃO MÁXIMA PELA A3ES.

Mais informação em https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/ciencias-laboratoriais-forenses.

MAIS INFORMAÇÕES

         

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.