1º Ciclo de Estudos em Ciências Laboratoriais Forenses – IUCS

IUCSA Licenciatura em Ciências Laboratoriais Forenses do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS-CESPU) oferece uma formação de 1º Ciclo de Estudos especialmente centrada nas Ciências Forenses e Criminais, através de domínios Químicos, Médicos, Bioquímicos, Biológicos, Matemáticos e Biomédicos.

A formação conferida possibilitará aos alunos conhecimentos e capacidades em várias áreas científicas de intervenção nas Ciências Forenses, adequadas para a investigação na cena do crime, produção e preservação da prova e apresentação da mesma em tribunal.

O Plano Curricular conjuga a capacidade do ISCS-N na sua formação em Ciências da Vida e Saúde, com a igual experiência na área forense, de uma equipa de peritos que nela trabalham. Destaca-se a colaboração de profissionais do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I.P., Polícia Judiciária, Campus do Sinistro e de vários outros laboratórios portugueses e estrangeiros, com várias aulas a decorrerem em cenário real. Este relacionamento é considerado chave quer na formação da área específica, quer no ensino e dinamização extracurricular do Ciclos de Estudos.

A existência de licenciados em Ciências Laboratoriais Forenses, como resultado de novos 1ºs Ciclos nesta área de conhecimento, permitirá constituir um grupo de profissionais com objetivos claros de atuação e intervenção forense, com amplas e sólidas capacidades e competências que só poderão fortalecer, dinamizar e fazer evoluir a investigação forense e criminal. São objetivos gerais, formar licenciados capazes de resolver problemas inerentes às perícias forenses e criminais, segundo procedimentos validamente reconhecidos e respeitando os princípios científicos, sociais e éticos, de acordo com o estabelecido pelo sistema judicial. Tem igualmente o objetivo de responder às crescentes necessidades do mercado desta área de conhecimento, uma vez que não existem profissionais em número adequado com este grau académico a exercer funções em Portugal, sendo que muitas das perícias são realizadas através de um conhecimento empírico e não científico, ou simplesmente baseada em congéneres estrangeiros. O avanço galopante, muito alicerçado no progresso tecnológico e científico justifica esta formação académica universitária, iniciada desde a licenciatura.

A Licenciatura em Ciências Laboratoriais Forenses tem a duração de 3 anos letivos (6 semestres) num total de 180 ECTS. É um Curso acreditado pela A3ES (NCE) em 05-06-2014 por 3 anos e registado pela DGES (R/A-Cr 82/2014). Ensino Superior Universitário – 1º ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado – Nível 5 ISCED.

Requisitos de acesso

O ingresso no ciclo de estudos pode ser efetuado através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, dos Concursos Especiais ou dos Regimes Especiais de Acesso ou dos Regimes de Mudança de Curso, Transferência ou Reingresso. Para se candidatarem ao ensino superior através do Concurso Nacional de Acesso, os estudantes devem satisfazer as condições referidas no ponto 8 do suplemento ao diploma.

Tipo de reconhecimento

Os estudantes que concluem este Ciclo de Estudos poderão vir a trabalhar em vários setores da atividade profissional forense, nomeadamente: Forças de Segurança (PJ, PSP, GNR); No apoio aos Tribunais; Empresas de Segurança Privada; Fiscalização Alimentar e Ambiental; Serviços Secretos; Serviço de Estrangeiros e Fronteiras; Gabinetes de Advocacia; Ensino; Investigação; Companhias de Seguro; Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I.P.; Instituições Bancárias; Estabelecimentos Prisionais; Instituições de Apoio às Vítimas; Serviços de Reinserção Social; Autarquias; Projetos de Prevenção na Área da Criminalidade e da Segurança; Peritagem em diversas áreas (e.g., biologia, toxicologia, química, balística, lofoscopia, documentoscopia, antropologia, entomologia, odontologia, etc.). Também salienta-se o facto de os estudantes poderem ingressar em 2º e 3º Ciclos de Estudos, nomeadamente no Mestrado e Doutoramento em Ciências Forenses da Universidade do Porto, permitindo que desenvolvam de trabalhos de investigação na área das Ciências Forenses.

MAIS INFORMAÇÕES

 

 

         

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *