Associados Honorários

São associados honorários as pessoas singulares ou coletivas, públicas e/ou privadas, que se distingam pelo seu mérito científico em Ciências Forenses ou através de serviços ou donativos prestados à APCF, para a realização dos seus fins, assim, sejam designadas em reunião de Direção.

Prof. Doutor Duarte Nuno Vieira (sócio nº 24)

Duarte Nuno Vieira

Duarte Nuno Vieira, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e presidente do Conselho Europeu de Medicina Legal, venceu o Douglas Lucas Medal 2014. Uma distinção considerada como a mais prestigiada da Medicina Legal e Ciências Forenses.

Prof. Doutor Félix Dias Carvalho (sócio nº 25)

Félix Carvalho

Félix Carvalho licenciou-se em Ciências Farmacêuticas em 1990, obteve o grau de Doutorado em Toxicologia em 1998 e o grau de Agregado em Ciências Químicas e Físico-Químicas em 2003, na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). Atualmente é Professor Catedrático do Laboratório de Toxicologia e Director do Curso de Mestrado em Controlo de Qualidade, da FFUP.
É Secretário-Geral da EUROTOX (Associação dos Toxicologistas Europeus e das Sociedades Europeias de Toxicologia) e pertence ao corpo editorial de várias revistas científicas internacionais e a comissões de avaliação de agências de medicamentos a nível nacional e internacional. A sua principal área de investigação é a Toxicologia, com um interesse especial na avaliação dos mecanismos de toxicidade de xenobióticos e desenvolvimento de antídotos. Durante os últimos 23 anos, Félix Carvalho foi coautor de cerca de 230 artigos científicos e capítulos de livros.

Dr. Carlos Farinha (sócio nº 72)

Carlos Farinha 2

Carlos Farinha é licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra com várias pós-graduações, sendo atualmente Doutorando em Direito, na especialidade de Ciências Criminais, na mesma Universidade. Ingressou na PJ em Setembro de 1981, na Diretoria de Coimbra, como Perito de Criminalística. Desempenhou funções em vários Departamentos da PJ, tendo chefiado o DIC do Funchal, o DIC de Leiria e a Diretoria de Lisboa. É Coordenador Superior de Investigação Criminal desde Novembro de 2008 Diretor do LPC/PJ desde 6 de Abril de 2009. É o representante Português da European Network of Forensic Science Institutes (ENFSI), desde Maio/2009. Ponto de Contato Nacional para o desenvolvimento e aplicação do tratado de Prum, e para o acordo Portugal EUA, no âmbito das Impressões Digitais. Ponto de Contato Nacional para a Criação da Área de Ciência Forense Europeia 2020. Frequentou o 1º Governance Forensic Course do Netherlands Forensic Institute (NFI), em 2013. Integra o Diretório da Academia Ibero-americana de Criminalística e Estudos Forenses (AICEF) desde 2012, tendo sido eleito para a respetiva Junta Diretiva em Setembro de 2014. Integra o Comité Organizador do Symposium de Ciencias Forenses da Interpol para o Triénio 2013-2016.

         

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *