Investigação dos padrões de manchas de sangue


O que é a Investigação dos padrões de manchas de sangue?
Além da informação genética fornecida pelas manchas de sangue, estas encerram, essencialmente na sua aparência, outros dados de elevada importância, designadamente acerca da forma e da sucessão dos acontecimentos que culminaram na sangrenta cena de crime. Desta forma, a Análise de Padrões de Manchas de Sangue pode ser definida como o estudo da forma, tamanho, localização e distribuição das manchas de sangue, tendo como objetivos principais:
·      A tentativa de determinação da arma do crime, quando esta não é evidente;
·      A estimativa do número de golpes infligidos na vítima;
·      A determinação da área de origem do sangue e do seu ângulo de impacto;
·      Fornecer informações acerca da possível posição e movimentação da vítima e/ou do agressor;
·      Obter informação genética a partir do sangue, confirmando a proveniência da vítima ou de um provável agressor.
Os padrões presentes na cena de crime podem ser criados tanto por forças externas como internas, projetados por objetos em movimento ou por transferências de sangue para outras superfícies.
Assim, o principal objetivo desta análise está relacionado com a possibilidade da reconstituição e sequenciação dos eventos que compõem a cena de crime em estudo, uma vez que os peritos conseguem recuperar dados que se revelam extremamente importantes.

Nota Biográfica da Coordenadora
Tânia NogueiraTânia Nogueira, licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Especialização em Ciências Forenses pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte (CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário), Mestre em Medicina Legal pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, com tese subordinada ao tema “A análise de padrões de manchas de sangue – A importância médico-legal”, Pós-graduada em Investigação Criminal, pelo Instituto Português de Psicologia; 1º Prémio no Concurso de Posters nas V Jornadas de Ciências ISCS-N, com o tema “Bloodstain pattern evidence – Análise em cenas de crime”.
Formação específica na área da Análise de Padrões de Manchas de Sangue com a frequência dos cursos “Basic course of Bloodstain Patterns Analysis”, “Visualization of latent bloodstains course” e “Advanced Course in Bloodstain Pattern Analysis”, em Loci Forensics B.V. (Niew-Vennep, The Nederlands).
Aulas lecionadas no âmbito da Pós-graduação em Medicina Legal do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, nos módulos de Biologia forense e Antropologia Forense.